Blog

Prepare-se desde já para as principais mudanças no mercado de trabalho!

Empregos freelance e vagas que oferecem home office estão se tornando cada vez mais comuns ao redor do mundo. Assim como a jornada de trabalho se alterou ao longo do tempo e ofereceu mais comodidade aos trabalhadores no século passado, muitas outras tendências surgem hoje em dia e parecem tomar conta de uma parte cada vez maior do mercado, e a flexibilidade de horário e de lugar é só um exemplo.

Que tal conhecer um pouco sobre as mudanças mais importantes no mercado de trabalho do futuro? Vamos lá!

Adeus ao escritório

Cada vez mais empresas estão adotando o regime de trabalho chamado de home office, no qual o trabalhador desempenha suas atividades no conforto de casa (ou de qualquer lugar), tendo contato com os colegas através da internet.

Em alguns casos, os funcionários têm a opção de escolher um ou mais dias para trabalhar dessa maneira e em outros, isso acontece permanentemente. A desvinculação do escritório do ato de trabalhar é uma tendência mundial, e apesar de não afetar todas as profissões da mesma maneira, vai mudar o modo como vemos nossa relação com o trabalho.

Fim de uma estrutura vertical

Estruturas hierárquicas com patrões, gerentes, supervisores e coordenadores estão em vias de desaparecimento. Esse modo de organização não se mostra muito eficaz em algumas ocasiões e tem sido deixado de lado em empresas que procuram um ambiente mais inovador e livre, como startups e empresas de tecnologia.

Equipes profissionais interdisciplinares

O mercado de trabalho atualmente apresenta uma tendência em contratar profissionais com conhecimentos mais diversificados. Empresas que procuram inovar querem pessoas criativas e com uma visão de mercado diferenciada. Portanto, a interdisciplinaridade dos currículos é vista com bons olhos por empregadores no mundo todo.

Em alguns casos, a formação de equipes com profissionais especializados de diversas áreas será mais interessante para as empresas por fornecer visões mais apuradas e, ao mesmo tempo, mais criativas.

Habilidade essencial de autogestão

Especialistas acreditam que, no futuro, a capacidade de autogestão não será mais um diferencial, mas sim um pré-requisito. Todos os funcionários deverão ter um espírito de empreendedor e proativo, sabendo gerenciar o tempo e a energia com ainda mais inteligência.

Venha para a People!

Quer já estar preparado para o mercado de trabalho do futuro? Conheça os cursos da People e destaque-se!

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/mercado-de-trabalho/tendencias-do-mercado-de-trabalho-do-futuro

Tendências do mercado de trabalho do futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat