Tecnologia RTX

Conheça a tecnologia que pode revolucionar o mundo dos games!

De acordo com o próprio portal da NVidia, gigante da área de produção de placas de vídeo, a RTX, ou Ray Tracing em inglês, é o “santo graal dos gráficos dos games.”

A tecnologia procura recriar a luz natural, a fim de propiciar resoluções incríveis para os jogos. Essas placas “simulam o comportamento físico da luz para, portanto, proporcionar uma renderização em tempo real e com qualidade cinematográfica nunca antes vista. Isso até mesmo nos games mais visualmente intensos”, explica o site da marca.

Como a tecnologia RTX funciona?

Pense no seu dia a dia. Em todos os lugares a que você vai, é possível perceber a incidência da luz, não é mesmo? São vários raios que mudam de intensidade ao longo do dia e também se alteram de acordo com o seu posicionamento e localização. Pois bem, quando falamos de computação gráfica, é bem mais difícil fazer a mesma coisa, já que você precisa de cálculos e softwares bem mais precisos para trabalhar com tamanha capacidade de resolução.

A indústria do cinema de animação já consegue fazer isso há um tempo. Um exemplo é a Pixar, companhia pertencente à Disney que, contudo, conta em seu currículo com verdadeiros clássicos do gênero.

Ao assistir a um longa-metragem da produtora, é possível curtir cenários bem realistas onde a luz se comporta de maneira bem parecida com a realidade, portanto, procurando ser o mais verossímil possível.

Entretanto, a grande dificuldade para fazer algo próximo nos games se encontrava na capacidade de processamento e renderização em tempo real. Lembre-se de que o filme já está pronto, e você só usa um software para reproduzir o conteúdo. Já nos jogos, é preciso processar o gráfico a cada segundo, o que tornava a logística difícil.

Porém, a tecnologia RTX consegue fazer isso de maneira bem precisa, utilizando inteligência artificial para simular em tempo real os movimentos e a oscilação da luz. A inovação foi lançada em 2018 e já está em constante evolução por parte da marca.

Potenciais usos da RTX

A tecnologia Ray Tracing pode revolucionar a indústria dos games ao propiciar a criação de jogos muito mais realistas e com uma capacidade muito maior de imersão. A tendência é que as grandes produtoras, portanto, já adicionem os recursos no seu processo de produção e lancem no mercado jogos com muito potencial para encantar os olhos até mesmo dos jogadores mais exigentes.

Veja uma imagem de um frame da famosa franquia de Battlefield com a tecnologia RTX:

Tecnologia RTX

Parece até uma foto, né?

 

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

 

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/games/tecnologia-rtx-o-que-ela-tem-de-tao-especial-para-os-games

 

Tecnologia RTX: O que ela tem de tão especial para os games?
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat