Robótica

Curioso para saber as maneiras como os robôs podem afetar o seu dia a dia? Confira!

Em nossa imaginação, muito influenciada pelos filmes de ficção científica, o futuro será dominado por robôs autônomos e inteligentes. Apesar de esse cenário soar assustador para algumas pessoas, as novas máquinas podem ser ótimas opções para facilitar o nosso cotidiano. Alguns dos seus benefícios já são realidade e não estão presos a um futuro tão distante. Ficou curioso? Confira algumas das coisas surpreendentes que os robôs podem fazer para o seu cotidiano.

Dirigir por você

Você sabia que os carros guiados automaticamente já são uma realidade? O novo sistema, patenteado pela gigante da tecnologia Google, possui sensores que garantem viagens tranquilas ao motorista, uma vez que o carro é capaz de reduzir a velocidade diante de radares, desviar de buracos, parar diante de um obstáculo e até mesmo estacionar sozinho, por exemplo.

A principal proposta dos veículos autônomos é, na verdade, poupar o tempo e a energia dos motoristas, afinal, quem não gostaria de ir até o trabalho de carro, atualizando-se sobre as notícias ou assistindo a um filme? Apesar de tal independência automobilística ainda estar um pouquinho longe da realidade dos motoristas comuns, já são comercializados no Brasil alguns modelos de carros que contam com assistente de estacionamento e sistema de frenagem automática, por exemplo.

Em 2016, a gigante Tesla, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia self-driving, já afirmou que todos os seus carros seriam fabricados com sistemas 100% autônomos. A consultoria Ernst & Young estima, no entanto, que esse tipo de veículo estará presente nas cidades de maneira relevante em 2025, ano em que representarão cerca de 4% do total de automóveis vendidos pelo mundo.

Cuidar da sua casa

Os robôs de serviços, conhecidos como parte da tecnologia assistiva, são algumas das máquinas que mais chamam atenção no segmento da robótica. Responsáveis por auxiliar em tarefas diárias, esses robôs estão chegando ao mercado para facilitar a vida dos seres humanos, principalmente em relação a tarefas “automáticas” do dia a dia, como limpar o chão ou as janelas.

E se engana quem pensa que esses robôs são boas companhias apenas para os serviços de casa. A tecnologia assistiva também se faz interessante para ajudar a cuidar da nossa saúde e de nosso bem-estar. No japão, por exemplo, esse tipo de tecnologia tem se tornado comum, e alguns robôs já são responsáveis por cuidar e acompanhar idosos em seu dia a dia. Bacana, né?

Ir por você aos lugares

Já imaginou estar presente em um compromisso sem sair de casa? Aparentemente, essa comodidade não está mais tão distante! Chamados de robôs de telepresença, esses dispositivos permitem o compartilhamento de áudio e vídeo, e também proporcionam sensações de interatividade e, para isso, a máquina é integrada ao ambiente com controles a distância.

Toda a comunicação é feita pelo usuário por meio de um iPad, no qual é possível baixar aplicativos para personalizar os comportamentos do seu robô. No entanto, a principal diferença dessa tecnologia para as demais é que os robôs de telepresença não possuem inteligência artificial – eles são comandados por um humano durante 100% do tempo.

O iRobot Ava, por exemplo, é uma máquina inspirada nos robôs norte-americanos que desarmam bombas e conta com uma tecnologia similar à Kinect. Portanto, pode realizar até mesmo tarefas manuais para seus usuários. Capaz de seguir seu dono por todos os cantos – ou ir a todos os cantos por ele -, a máquina já nos faz refletir sobre a possibilidade de um assistente robótico perfeito para o dia a dia.

Os robôs são, sem dúvida, uma das tecnologias que mais podem facilitar o nosso dia a dia – e as comodidades que eles proporcionam não estão tão longe! Que tal aproveitar a inspiração e descobrir os primeiros passos para criar um robô? 🙂

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/robotica/coisas-surpreendentes-que-os-robos-podem-fazer-por-voce?utm_source=Facebook&utm_medium=FaceOrganico&mID=15

Coisas surpreendentes que os robôs podem fazer por você
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat