Robótica Maker

Robótica Maker – Descubra o que estudar e faça você mesmo!

Antes de tudo é preciso saber de fato o que significa ser um maker! O movimento defende a ideia de que qualquer pessoa é capaz de criar, desenvolver, consertar ou construir objetos por conta própria – para os mais variados fins! Com o lema do it yourself(DIY) – ou faça você mesmo, em português – a cultura maker também envolve a disseminação do conhecimento para inspirar outras pessoas a criar seus próprios produtos.

Sabendo disso, há alguns conhecimentos fundamentais para quem pretende se aventurar pelo movimento maker. Nós listamos 5 deles. Confira!

Robótica e Robótica Maker

O aprendizado da robótica passa por estudos de uma série de conceitos matemáticos, físicos e químicos. É uma área bem próxima da engenharia que ensina a montar aparelhos e sistemas elétricos e eletrônicos, abordando temas relativos à condução de energia e à quantidade de movimento, por exemplo. Esses conhecimentos te ajudam a montar seus primeiros projetos por conta própria!

Programação

A programação é a linguagem utilizada pelos computadores. Assim, aprender mais sobre esse assunto é fundamental para desenvolver qualquer projeto que se relacione com máquinas – smartphones, tablets e o que mais precisar! O aprendizado da criação de padrões e do funcionamento de algoritmos também vai te ajudar bastante a enxergar a criatividade de maneira sistêmica e conseguir organizar suas ideias.

Entender de tecnologia

Não precisa exatamente ser um Bill Gates para fazer seus primeiros projetos em casa, entretanto, longe disso, o movimento maker está aí até para quem não é da área! Porém, o interesse por tecnologia te ajuda a ter mais referências para suas criações, além de te inspirar a produzir algo que alguém já sugeriu em algum canto do mundo.

Utilizar as ferramentas

Esse tópico se refere tanto às ferramentas – chave de fenda e alicate, por exemplo – quanto aos recursos tecnológicos – como linguagens de programação e o Arduino. Portanto, ao saber exatamente para o que cada coisa funciona, você consegue otimizar o seu tempo e finalizar os projetos sem tanta dificuldade.

Desenvolver projetos

O movimento maker incentiva as pessoas a “ir e fazer”. Porém, esse “vá e faça” não é um “vá e faça de qualquer maneira”. Todavia é preciso planejar cada equipamento que pretender criar. Desenhe o protótipo, liste as peças e as etapas necessárias para o processo, para a partir daí tirar sua ideia do papel!

Quer mais dicas de tecnologia? Então continue pelo nosso blog:

Como funciona uma impressora 3D?

6 dicas para você gravar vídeos incríveis com seu smartphone

5 documentários que todo fã de tecnologia precisa assistir

 

Tecnologia é na People!

Quer ingressar na área de tecnologia? Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

 

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/tecnologia/5-coisas-que-voce-precisa-saber-para-se-tornar-um-maker

 

5 coisas que você precisa saber para se tornar um MAKER
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat