Blog

Confira dicas de como ajudá-los a superar as dificuldades em certas disciplinas e aprender o conteúdo

Aprender tantos conteúdos diferentes nem sempre é fácil. Alguns são mais tranquilos, outros mais desafiadores, mas as dúvidas são comuns em qualquer fase escolar. É preciso estar atento aos sinais que a criança ou o adolescente dão ao longo da caminhada escolar. Saber as dificuldades e tentar ajudá-los é essencial para que eles tenham sucesso e alegria durante os estudos.

Aprender é divertido

Aprender deve ser encarado como um momento divertido, de descobertas e desafios. Utilizar esse argumento ajudará principalmente os pequenos que estão começando a ter novas responsabilidades, como as tarefas escolares em casa.

Ensiná-los, em tom de conversa, que aprender é uma descoberta diária, poderá motivá-los a descobrir um mundo novo a cada ida para a escola. Usar jogos e atividades psicopedagógicas, que são facilmente encontrados em lojas de brinquedos, são uma forma de estimulá-los à imersão nesse universo.

Horário

Estipular um horário todos os dias, de segunda-feira à sexta-feira, é importante para criar o hábito da leitura e dos estudos em casa. Ter autonomia para estudar as disciplinas na ordem que quiser é uma ferramenta para aproximar ainda mais seu filho daquilo que ele tem mais prazer em conhecer.

O importante é não protelar a conclusão de tarefas importantes daquelas matérias com que têm mais dificuldades ou menos afinidade. Todas são importantes e têm seu papel fundamental no aprendizado de cada estudante.

Por isso, os horários fixos são uma maneira interessante e inteligente de cobrar dedicação. Não se esqueça de afirmar que depois das tarefas ele poderá ter seu momento de lazer com brincadeiras e brinquedos que desejar, mas que antes da diversão vêm as responsabilidades.

Plano de estudos

Todas as escolas têm um cronograma escolar e um planejamento de aulas e disciplinas com provas, trabalhos e seminários para apresentar. Estar ciente disso e acompanhar semanalmente o desenrolar das tarefas é essencial para não perder prazos desses itens que compõem as notas dos alunos.

Aprender é tão importante quanto ter boas notas, por isso montar um plano de estudos com seu filho e acompanhar o desenvolvimento de seu desempenho escolar faz toda a diferença. Esse plano de estudos deve ser feito com a criança. Ela poderá indicar quais assuntos causam mais dificuldade e precisam de mais tempo para os estudos, e aqueles que têm menos necessidade de atenção.

Não fazer por eles

Para muitos pais, acompanhar as tarefas da escola em casa com os filhos é um desafio grande por falta de tempo. Outros têm dificuldade em não fazer por eles. Isso significa que o anseio por ajudar pode ultrapassar os limites e levar a ajudar além da conta. Fazer a tarefa por eles inclui dar a resposta do exercício, não permitindo que os pequenos reflitam sobre o assunto proposto.

Essa atitude dificulta o aprendizado, atrasa o desenvolvimento e não desenvolve autonomia para lidar com temas complexos, pois seu filho estará certo de que em todos os momentos você irá ter a mesma atitude. Incentivar e ajudar não significa dar a resposta, mas ajudá-lo a entender, interpretar e compreender o que cada tarefa quer do aluno.

Bom exemplo

É certo que muitos pais, atualmente, têm uma agenda apertada e não conseguem continuar os estudos, fazer novos cursos ou se dedicar a aulas, ainda que à distância. Uma forma de fazer com que seu filho entenda que os estudos são importantes é demonstrar a eles que todos temos atividades, funções e tarefas a cumprir. Uma forma de estimulá-los a entender é através do exemplo.

Dizer a eles que temos tarefas também fará com que a visão delas sendo executadas gere compreensão e aceitação de que todos têm responsabilidades. Seja nas tarefas do lar, seja nas da escola, executá-las com seu filho e demonstrar sua lista de deveres a cumprir vai ajudá-lo a compreender o que palavras e ações querem dizer.

Conhecer professores e amigos

O rol de amigos e professores é outro fator muito importante. São eles que, por muitas horas semanais, influenciam seus filhos enquanto você não está presente. Eles fazem parte da rotina, estão todos os dias juntos e participam das mesmas atividades. Por isso, conhecê-los é tão importante. Ter um bom contato com os professores, e perguntar a eles quais são as dúvidas mais comuns e buscar dicas de como melhorar é essencial para que o desempenho dos pequenos seja ainda melhor.

Venha para a People!

Seja um aluno People! Conheça nossos cursos e esteja à frente das inovações no futuro!

Fonte: https://www.people.com.br/noticias/comportamento/como-ajudar-seus-filhos-nas-tarefas-da-escola?utm_source=Facebook&utm_medium=FaceOrganico&mID=15

Como ajudar seus filhos nas tarefas da escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat